Março Azul Marinho - Não deixe o preconceito tomar conta da sua saúde

A campanha de Março Azul-Marinho tem o propósito de conscientização sobre o câncer colorretal, o terceiro tipo mais comum no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), que estima o surgimento de 41 mil novos casos por ano no país.
O câncer colorretal origina-se no intestino grosso, também chamado de cólon, e no reto, região final do trato digestivo e anterior ao ânus.
Os fatores de risco da doença são o sedentarismo, sobrepeso, alimentação pobre em fibras e rica em carnes processadas e vermelhas, exposição à radiação, ao tabagismo e ao alcoolismo.
Outras causas estão relacionadas à idade, pois, o aparecimento de tumores nessa região torna-se mais comum em pessoas com mais de 50 anos e à hereditariedade, identificados quando existe um histórico familiar da doença.
Por isso, as medidas preventivas envolvem principalmente manter hábitos de vida saudáveis. E, além disso, sabia que a colonoscopia pode ser uma grande aliada neste momento?
Neste exame, o médico insere no ânus um cano fino com uma microcâmera na ponta para ter a visualização direta da parede do intestino. Além disso, também é possível realizar a remoção e/ou biópsias de pólipos e lesões suspeitas.
Por isso, é essencial que este assunto não seja tratado como tabu. Estar com os exames em dia pode salvar a sua vida!