Mentiras que as pessoas falam sobre a endoscopia

Uma das maneiras mais eficientes de diagnosticar uma doença é por meio de exames especializados. Entre os mais solicitados pelos gastroenterologistas está a endoscopia.
Mesmo sendo um exame muito conhecido, a endoscopia ainda costuma gerar dúvidas. Para esclarecer as principais, listamos algumas mentiras sobre esse procedimento.
O procedimento dói -> mentira! Apesar da possibilidade do paciente sentir algum tipo de incomodo a partir da introdução do aparelho pela sua boca, não há dor. Isso porque antes de sua realização, o paciente recebe anestesia tópica e sedação venosa.
O exame impossibilita a respiração -> mentira! O endoscópio é introduzido pela boca e direcionado até o esôfago. O ar da respiração entra pelo nariz, passa pela laringe, traqueia e alcança os pulmões. Isso significa que os caminhos são diferentes e a respiração não é afetada.
Não é possível se alimentar após o exame -> mentira! Quando o paciente se recupera do exame, ele pode consumir normalmente seus alimentos sem qualquer ptoblema ou risco. Na Gedcenter, inclusive, oferecemos um lanche leve na recuperação pós procedimento.
O exame é muito demorado -> mentira! Em grande parte dos casos, a endoscopia é um procedimento muito rápido e prático. Somente em uma pequena porcentagem dos pacientes, esse exame costuma ser mais demorado e criterioso.
O lugar onde é feita a endoscopia não importa -> mentira! Ao agendar um exame, é muito importante escolher a clínica.
- A equipe da Gedcenter tem médicos qualificados e busca aperfeiçoamento constante. A importância disso não está apenas no conhecimento, mas no diagnóstico preciso. A equipe é capaz de reconhecer e tratar os problemas do aparelho digestivo, evitando repetição frequente e desnecessária de exames. Além disso, as melhores clínicas possuem um rigoroso processo de desinfecção.
- A Gedcenter aplica os protocolos mais rigorosos quando se tratava de higienização, prezando sempre pela segurança dos pacientes.