Gedcenter possui Balão Intragástrico ajustável e com permanência de até 12 meses

Pensando sempre no conforto e segurança do paciente, a Gedcenter disponibiliza a opção do Balão Intragástrico que pode ser ajustado e permanecer no corpo do paciente por até 12 meses. Este é um recurso clínico desenvolvido para o tratamento do sobrepeso e da obesidade. Este sistema de emagrecimento consiste na colocação de um balão feito de silicone no estômago do paciente, por meio de endoscopia, um procedimento ambulatorial e sem cirurgia. A intenção é preencher parte da cavidade gástrica, promovendo a redução do apetite e aumento da sensação de saciedade, reduzindo assim a ingestão de alimentos e, consequentemente, proporcionando a perda de peso.
Vantagens:
· Procedimento reversível;
· Sem necessidade de cirurgia;
· Maior tempo de duração em relação ao balão convencional;
· Possibilita inflar e desinflar o balão sem removê-lo do estômago
Como funciona?
· O procedimento é feito como uma endoscopia convencional, ou seja, não há incisões ou necessidade de internação;
· Meses depois de inserido, o estômago “acostuma-se” com o balão. Com isso, o organismo passa a se adaptar e a “burlar” o tratamento, que perde parte do efeito. Por isso, o diferencial do balão ajustável;
· Nesse momento, os médicos inflam novamente o balão, preenchendo-o novamente com a solução salina. Com mais volume, o balão sai do seu “esconderijo” estomacal e volta a cumprir seu papel de ocupar espaço no órgão.
· A “reinflação” pode ser feita várias vezes, o que resulta em uma vida útil de até um ano com o balão dentro do estômago. Quanto mais tempo no organismo, mais tempo para o emagrecimento acontecer. A retirada do balão é feita também por meio de endoscopia.
PRÉ-PROCEDIMENTO
Como não é considerado uma cirurgia, o procedimento não exige cuidados específicos antes de ser realizado. A orientação é a mesma para quem vai passar por uma endoscopia, jejum absoluto durante as 8 horas anteriores ao procedimento.
TEMPO DE DURAÇÃO
20 a 30 minutos
PRINCIPAIS CONTRAINDICAÇÕES
· Pacientes que já passaram por algum tipo de cirurgia estomacal;
· Pacientes com úlcera, hérnia de hiato ou qualquer outra complicação no estômago;
· Pacientes menores de 18 anos.
INDICAÇÕES
· Pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 27 e recomendação médica;
· Pacientes com obesidade em qualquer nível;
· Em pacientes com elevado nível de obesidade que precisam eliminar peso e reduzir seu risco cirúrgico antes de se submeter à cirurgia bariátrica ou outra cirurgia.
CUIDADOS PÓS-PROCEDIMENTO
Alimentação semelhante à de pacientes que passaram por cirurgia bariátrica nos primeiros dias, líquida e pastosa. Progressivamente, o paciente poderá introduzir alimentos sólidos, de acordo com orientação médica.
Saiba mais sobre Balão Intragástrico: http://www.gedcenter.com.br/conteudo/13/Procedimentos/7/Procedimentos/32/Bal%C3%A3o%20Intrag%C3%A1strico