Medo de endoscopia? Procedimento pode diagnosticar desde gastrite até câncer de estômago

Seu médico solicitou um exame de endoscopia, mas você tem medo e receio de fazê-lo? Então saiba mais com a Gedcenter Endoscopia Digestiva! Vamos tirar várias dúvidas e mostrar mitos e verdades sobre a endoscopia.
O exame é mais simples e rápido do que você imagina, sendo bem tolerado pela maioria dos pacientes. O médico introduz um tubo fino e flexível, chamado endoscópio, pela boca, que passa por garganta, esôfago, estômago, até chegar ao intestino. Por meio dele, é possível fazer um diagnóstico preciso do aparelho digestivo e ainda tratar eventuais problemas como úlceras, inflamações e até tumores.
É possível realizar de forma segura a ressecção do tecido doente, evitando o procedimento cirúrgico. É eficaz no tratamento de cânceres gástricos e outras doenças gastrointestinais. Primeiro é aplicado um anestésico. Depois, é inserido o endoscópio pela garganta até o início do intestino (duodeno).
Antigamente, o exame era feito sem anestesia e com um instrumento não muito flexível, por isso causava dor. Hoje, a tecnologia é avançada, mas diversos mitos sobre o exame permanecem entre a população.
Mitos e Verdades
- Não dá para respirar durante o exame. Mito! O canal por onde o endoscópio passa não é o mesmo do sistema respiratório, portanto, respire aliviado.
- É dolorido. Mito! Devido ao uso de sedativos, isso já não é mais verdade. O máximo que pode ocorrer é um leve incômodo na passagem do aparelho.
- É desconfortável. Em parte. A sensação de desconforto só acontece após o término da endoscopia, devido ao efeito dos sedativos, e não ao exame em si. O paciente sente sonolência e, raramente, náuseas. Com pouco tempo de descanso, o paciente está liberado.
- É demorado. Mito! O tempo médio de duração do exame varia entre 10 e 15 minutos.
O importante mesmo é realizar a endoscopia em uma clínica especializada que preze pelo profissionalismo do corpo clínico e equipamentos com tecnologia de ponta. Na Gedcenter você encontra: médicos extremamente qualificados; equipamentos avançados; rigoroso processo de desinfecção e uma estrutura diferenciada. Ligue e agende (32)3311-7070.